Tailândia


Eu e uma família de amigos (Natasha, Douglas e Lucas) fomos renovar visto na Tailândia em dezembro de 2008. Se você quiser renovar visto ou conhecer o país partindo da Índia há duas opções interessantes (você pode pesquisar outras dependendo de onde você estiver na India). A mais prática é você pegar um avião de Delhi para Bangkok. Outra opção é fazer o translado que eu e meus amigos fizemos: pegamos um trem expresso de Delhi para Calcutá, e de Calcutá para Bangkok fomos de avião pela India Express. Este percurso saiu mais barato.

A viagem de trem durou quase 15 horas. O trem saiu de Delhi às 17:30h e chegamos em Calcutá às 13h do dia seguinte. Nós fomos de terceira classe, foi bem interessante. O trem que pegamos é o melhor da índia e o serviço bem melhor do que imaginei. Aliás, eles ofereceram tanta comida que eu não acreditei...risos! Só para vocês terem uma idéia, quando embarcamos, tivemos um lanchinho (sanduíche de queijo, suco em caixinha, um negócio frito e apimentado, é claro, e um docinho), depois tivemos chá (um saquinho com 2 saquinhos de chá, dois de açúcar e 1 de leite em pó da Nestlé), depois disso tivemos outro lanchinho (sopa servida num copo, uns canudinhos de pão crocantes e manteiga em caixinha). Aí fomos nos preparar para dormir, pois o Lucas dorme cedo. Mas não é que veio o dinner, pode? (que foi arroz, dal, um negócio picante com queijo e um molho, iogurte e sorvete). Bem dormimos... e no desejum tivemos chapatti, chá, manteiga, geléia, e croquete de alguma coisa que não sei...), depois ainda tivemos duas rodadas de café com leite e uns bolinhos fritos. Isto tudo servido naquelas bandejinhas de avião, bem organizado e empacotado. Vale a pena! O único porém é o ar condicionado num vagão de trem com sei lá quantas pessoas... eu peguei uma balta gripe. Na volta de Bangkok para India, como vinha sozinha, e a diferença de gastos não ia ser grande, peguei um avião direto para Delhi.

Na Tailândia, contrastes... a começar pelo aeroporto... é enorme e super moderno. As diferenças são inevitáveis aos olhos... Índia e Tailândia, universos diferentes. Em Bangkok tudo limpo e organizado. No taxi, podíamos ver alguns monumentos, e onde você passasse havia uma foto do rei, tão amado pelo povo. Ficamos duas noites numa área de Bangkok onde os estrangeiros geralmente ficam. Uma das ruas, referência para se achar o lugar, chama-se Khao san road. Nesta rua e ruas paralelas e vizinhas há vários hotéis, guest houses, restaurantes e carrinhos de comida. Foi bom ficarmos lá por dois dias para relaxar.

A comida na Tailândia é diferente, tem algumas coisas gostosas, mas outras bem estranhas e picantes. No café-da-manhã eles comem comida mesmo, não tem pão. Mas dá para compensar com outras comidinhas que a gente pode comprar nos mercados e lojas de conveniência (seven eleven). Nas comidas das barraquinhas, que é mais barato e gostoso, tem o arroz frito (arroz, ovo, verdinhos, você pode acrescentar outros ingredientes) ou macarrão frito (macarrão com vedinhos, ovos, etc). Há também um arroz grudentinho que eles chamam de stick Rice, uma opção bem gostosa é este arroz com manga e leite de coco e açucar... hummmmm! Adorei! Há barraquinhas vendendo frutas também, cortadinhas... uma delícia! E você encontra também as comidas ocidentais e fast foods.

A Talilândia é um país budista que segue a tradição teravada (veja em Budismo links sobre). Os templos são bem bonitos e alguns deles tem programas internacionais e cursos de meditação. Quando eu fui para lá, eu e meus amigos fomos para um tempo na cidade de Khon Kaen, chamado Veruwan, onde ficamos hospedados a convite de um dos adjans (monge que ensina lá e é muito respeitado), chamado Pra Rung. Se você quiser ver fotos pode acessar o meu álbum do Picasa (clique aqui).

Meus amigos foram para praia e disseram que vale muito a pena conhecer... então, aproveite!

Para saber sobre renovação de visto para India na Tailândia e dicas de onde ficar hospedado, veja a postagem “Renovando visto”. 

A passagem de trem pode ser comprada em agências ou pelo site http://www.irctc.co.in/

As companhias Indianas que fazem vôo para Bangkok são India Express (a partir de Calcutá), Air India, Jet Airways (veja no menu “Companhias aéreas Indianas”). Há também a Thai Airline: http://www.thaiair.com/.

Boa viagem!