Renovando o visto para India


Depois de 6 meses de visto de turista na Índia, se você quiser continuar sua peregrinação por aqui deverá renovar o visto. Como renovar no Brasil sai muito caro, há opções de renovar em países vizinhos à Índia. 

Uma observacao bastanet importante e que no caso de renovacao a pessoa deve aguardar um intervalo de 2 meses para pedir um novo visto de turista. Dentro dessa nova regra indiana, se no periodo de duracao de um visto a pessoa entra no pais e sai, e necessario agaurdar 2 meses para voltar, mesmo no caso de visoto multiplo. Esta regra visa inibir o mal uso do visto de turista. No caso de pessoas que estao viajando e de acordo com seu itinerario precisam sair da India e re-entrar, podera apresentar na imigracao documentos que validam sua viagem, como copia do itinerario, bilhetes de trem, avião.

1) Renovar visto na Tailândia

A Tailândia era uma ótima opção para renovação de visto, mas a partir de 2015, parece que só é possível para quem mora lá.


2) Renovar visto no Sri Lanka

Há várias pessoas que tem ido renovar lá, pois fica ao sul da Índia e tem praias lindas. Nunca fui por aquelas bandas então não tenho muito a dizer. 

a) Visto para Sri Lanka
Não é preciso, você pega na imigração ao chegar, mas segundo o site é preciso o ticket de volta e uma quantia x de dinheiro por dia. Mas segundo um amigo que já renovou visto lá, esta quantia de dinheiro não foi pedida. 


b) Embaixada da India

3) Renovar visto no Nepal

Renovar o visto no Nepal tem sido complicado, pois além da burocracia e corrupção, eles agora só estão dando 3 meses de visto para India. Bem, mas conhecer o Nepal faz parte da peregrinação para um budista. A estrutura é bem diferente da India e você encontra ótimas opções de hotéis, moradias temporárias e restaurantes na região em volta da Grande Stupa. No Nepal você só pode ficar 5 meses por ano. A moeda é rúpia nepalesa, você pode acompanhar a cotação no site do Banco Central. 

a) Visto para o Nepal
Você pega o visto na imigração e pode prorrogá-lo depois nos escritórios oficiais. Aconselho pegar o visto de 3 meses. O pagamento é em dólar e é bom levar duas fotos tamanho passaporte, caso precise. É permitido ficar no Nepal apenas 5 meses por ano com visto de turista.

Department of Immigration in Nepal: www.immi.gov.np

b) Embaixada da India