Falando sobre Dharansala – Mc Leoad Ganj


Citando um texto:

“Ao amanhecer em Dharamsala, quando o sol surge entre as montanhas, várias pessoas já estão acordadas e andando pelo caminho ao redor da residência do Dalai Lama, o líder espiritual do povo tibetano. Dharamsala é uma pequena cidade situada no sopé dos Himalayas, as montanhas mais altas do mundo, e hoje Dharamsala é o centro da comunidade buddhista tibetana exilada na Índia, e o lar do Dalai Lama. Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama, é considerado por seus seguidores como sendo uma emanação física de Avalokiteshvara, o buddha da compaixão e divindade patrona do Tibet.”

“A dura realidade da diáspora e a tenuidade de sua posição no exílio não diminuíram a reverência do povo tibetano pelo Dalai Lama, e o grande número de pessoas que andam ao redor de sua residência em Dharamsala são um testemunho de seu respeito por ele. As pessoas nesse caminho são um grupo representativo de toda a sociedade tibetana: jovens e velhos, leigos, monges, monjas e pessoas de todos os níveis da sociedade.”

“A maioria leva contas de oração (sânsc. mala, tib. trengwa / phreng ba), usadas para marcar o número de vezes que cantam um mantra (tib. ngag / sngags). O uso de mantras é profundamente enraizado no buddhismo tibetano. São preces curtas em que se acreditam alterar a mente de maneira sutil e fazer uma conexão com um buddha (tib. sangye / sangs rgyas), ou ser iluminado, específico... Quando os tibetanos cantam um mantra associado a um buddha específico, não estão simplesmente pedindo as bênçãos e a ajuda do buddha — a meta final da prática é a deles mesmos se tornarem buddhas, já que os buddhas são seres sencientes que realizaram o mais elevado potencial que todos nós possuímos.”

Citando a mim mesma

Dharansala, ou melhor, Mc Leoad Ganj (uma área específica de Dharansala onde os tibetanos moram), é uma cidade com ruas estreitas, subidas e descidas, muitas pessoas andando, de todo tipo. Tem inúmeras lojas, restaurantes e mercadinhos, como também Guest Houses. Todo uma estrutura que surgiu, que foi se criando, em volta do líder espiritual do povo tibetano, S.S. o Dalai-Lama.

Em termos estruturais, não é uma cidade limpa, mas na India os conceitos de limpeza são diferentes, vamos dizer assim. Bem, o problema do lixo tem sido algo bastante sério aqui. E isso envolve também toda estrutura de esgoto e escoamento, etc.

Mc Leoad recebe muitos turistas, tanto aqueles realmente interessados em estudar e praticar o budista, quanto aqueles que vieram viver uma “experiência espiritual”, fazer cursos de ioga, massagem, encontrar pessoas, fumar um baseado... Você também encontra turistas indianos que sobem a serra para passar o final de semana, ver os estrangeiros e curtir um pouco o clima mais frio. De fato, pelas bandas de lá o clima é bem diferente do resto da Índia, onde o calor impera como rei.

A parte mais emocionante de fato é ir no templo do Dalai Lama, e mais ainda fazer a cora em volta dele, seja simplesmente andando ou recitando mantra como os tibetanos fazem todos os dias.

Citando coisas mais práticas

Mc Leod Ganj (Dharamsala Upper): Tem mais opções de alimentação, dá para encontrar até arroz integral. Você encontra restaurantes diferentes: tibetano, indiano, italiano, japonês, mexicano... Tem cafés mais transadinhos, dá para comer uma boa torta de maça e sorvete de creme. Há também padaria, mercados e toda sorte de lojas de roupas e artigos budistas. Há também farmácias e um hospital.

Moradia: Você encontra opções bem legais custando entre 4500 e 12000 rupias (quarto, banheiro com água quente e micro cozinha já com fogão).

Hospedagem: Há inúmeras guest houses e hoteis com preços que variam bastante. Há opções bem acessíveis em torno de 200 rúpias a diária, e outras mais arrumadas que variam de 350 a 3000 rúpias. Depende muito do que você quer. Geralmente o pessoal chega e procura uma guest house ou hotel que tenha quarto vago. Mas há opções de reservas também. Veja lista de opções de hospedagem no menu ao lado.

Dharamsala Down: tem lojas bem variadas, onde se encontra tecidos, alimentação, eletrodomésticos, celulares, etc. Há uma região que o pessoal denomina Norbulinka, por causa do templo. Nesta região há opções de moradia, é mais sossegado e fica á uns 30 minutos te ônibus para Mc Leod Ganj. Eu tenho um amigo que alugou uma kit (quarto, banheiro e cozinha) novinhos por 3500 rupias. Tem coleta de lixo.