Preparando-se para viagem para India


1) Passaporte

Para tirar o passaporte você tem que entrar no site da Polícia Federal e checar se para fazer o passaporte na sua cidade é preciso agendar ou apenas comparecer nos horários de atendimento. No site tem toda a orientação sobre como fazer e os documentos que você precisa levar. Nos casos de agendamento, é bom agendar com antecedência, pois é bastante concorrido.

Eu fiz meu passaporte em Porto Alegre, o posto de atendimento da polícia funcionava com agendamento. Então, entrei no site da polícia e preenchi uma ficha que gerou um número de solicitação de passaporte. Com este número, eu pude emitir a guia de pagamento e também marcar a data do meu agendamento e a hora.

Site da Polícia Federal: clique aqui

2) Passagem

Você pode comprar no site da companhia aérea ou numa agência. Eu comprei a minha passagem ida e volta porque era mais barato do que somente a passagem de ida; e como não sabia como iria ser minha adaptação, era bom ter a alternativa de volta. Se você planejar ficar mais tempo na India ou viajar pela Ásia, é bom checar a validade da passagem. Há companhias, como a British e a Lufthansa, que tem a validade de 1 ano, a partir da data de compra. Eu viajei pela British e é excelente. Comprar por uma agência é mais prático nos casos de precisar cancelar ou mudar a data da passagem.

Pelo Submarino Viagens você também pode tanto comprar sua passagem, quanto apenas fazer pesquisa para saber as companhias que estão com o preço mais barato. A Quatar Airways passou a fazer os trajetos da India/Nepal para o Brasil. É uma ótima companhia, confortável, bom atendimento e comida boa também.

3) Vacinação

Você precisa da vacinação contra Febre amarela (se vc já fez a vacinação, basta trocar seu cartão comum de vacinação pelo cartão internacional da Anvisa: “Certificado Internacional de Vacinação”).

Este cartão pode ser adquirido no aeroporto ou na secretaria de saúde. Se a validade de sua vacina já venceu, então é bom vacinar num posto qualquer e trocar depois o cartão, ou ir direto ao aeroporto e vacinar lá do setor da ANVISA.

Você precisará desse cartão de vacinação quando for tirar o visto para India.

4) Visto para India

Você pode tirar o visto na Embaixada da India em Brasília ou no Consulado da India em São Paulo, depende de onde você mora. No site há as informações sobre documentação e pagamento da taxa. O visto é super rápido, vc deixa seu passaporte num dia e no dia seguinte pega de volta. Você pode fazer todo o processo também pelo correio.

Não é preciso geralmente tirar visto de trânsito para o país que você fará conexão. Se comprar sua passagem pela British, provavelmente fará conexão em Londres. Não precisa de visto para passar por Londres a caminho da India, pois seu vôo sairá de Londres em menos de 24h, a não ser que você queira passar uns dias em Londres, aí vc precisará de visto para Inglaterra. Se vc for por outra companhia aérea é bom checar onde fará conexão, e procurar no site da embaixada do país em questão (no Brasil) se vc precisa de visto de trânsito.

A data do visto começa a valer no momento que ele é feito e não no momento em que você chega na India. Então, não vale a pena tirar o visto com muita antecedência, eu tirei uma semana antes de viajar ( no meu caso estava em Brasília e fiz tudo pela embaixada).

5) Saques com cartão

Na India há caixas eletrônicos (ATM bank), que operam pela rede Visa/Plus ou Cirrus/Mastercard. Você tem que checar se seu cartão é internacional, e se você precisa habilitá-lo para uso no exterior antes de viajar. Você pode fazer saques usando o cartão de crédito ou débito.

O meu banco é o do Brasil, Visa electron/Plus. Não tive nenhum problema em fazer saques na India, Nepal ou Tailândia. Eu sacava em dinheiro local e era descontado de minha conta no Brasil em reais. Habilitei o meu cartão no caixa eletrônico do Banco do Brasil antes de viajar. A taxa por saque na época era de: U$ 2,5 + 2,5% do valor do saque. Então, era melhor fazer saques mensais e tirar o dinheiro que precisava para não ficar pagando taxa desnecessariamente..

Outra opção é o Visa Travel Money. É um cartão de saque que você deposita em dólar e saca durante sua viajem na moeda do país que você viajará. é bom checar as taxas para ver se valem a pena.. A vantagem é que você não precisa de uma conta bancária. Você pode procurar agências e bancos que vendem este cartão. 

6) Reservar o hotel e taxi em Delhi para o dia de sua chegada na India.

Eu fiquei numa colônia tibetana em Delhi, foi mais prático e mais seguro para mim. Você pode fazer a reserva por e-mail ou ligar (veja lista completa no menu deste site). Mas existe uma série de outras opções de hoteis indianos melhores. A colônia tibetana parece mais um cortiço e os hoteis são razoáveis. As guest houses geralmente tem serviço de taxi para pegar no aeroporto, basta solicitar. É importante, neste caso, você se precaver de dois meios: primeiro, pegar o telefone do motorista e o nome, para o caso de você não conseguir encontrá-lo (os taxistas geralmente ficam esperando com uma plaquinha com seu nome e o nome da Guest House na saída do desembarque (no holl) ou na saída do terminal internacional ); segundo, ficar atento para os indiano expertos, que aproveitam da ingenuidade dos turistas para dar golpes, como, por exemplo, fingir que é o seu taxista, ou dizer que é um taxista.

No caso de você não ter um taxi lhe esperando ou você se perder do seu taxista, o melhor é você comprar, no hall de saída ou no lado de fora do terminal internacional do aeroporto, um ticket de taxi pré-pago. É mais barato e seguro (registrado na polícia rodoviária de Delhi). Ao comprar o ticket é importante que você permaneça com ele até chegar no endereço do hotel. O taxista precisará apresentar o bilhete na saída do aeroporto, mas depois você gentilmente pede o bilhete de volta e diz que entregará para ele quando chegarem no destino (isso é apenas uma precaução contra taxistas expertos que já contendo o bilhete em mãos podem largá-lo em qualquer lugar; eles precisam do bilhete para receber o pagamento). Ah! Não se assute com o trânsito de Delhi, é horrível e os taxistas buzinam muito.

Dica de guest house na Colônia Tibetana:

Wongdhen House:
Email: 2wongdhenhouse@gmail.com
Informações na web: Trip Advisor e Facebook


Obs.: É bem importante você trazer um purificador de água, pode ser o "Hidrosteril" ou "Biocloro" ou similar. Geralmente vendem em supermercados na sessão de verduras. Eles servem para higienização de verduras e frutas, mas podem ser usados para purificar a água para consumo. Na India há um sério problema com a água. Então, este purificador ajuda um monte, com apenas duas ou três gotinhas você pode beber a água. Há água mineral para vender, mas ficar comprando estas garrafas plásticas é bem anti-ecológico, e aqui na India não há ainda uma coleta séria de lixo. E usei e nunca tive problemas.